Saber acabar com a fofoca melhora a produtividade do trabalhador

Uma das práticas mais comuns e improdutivas em uma empresa é a fofoca. Essas pessoas que “futricam” em um ambiente laboral falam sobre a empresa, seus colegas de trabalho e seus chefes. Muitas vezes, elas pegam uma verdade parcial e transformam-na em uma verdade inteira especulativa. Com tanta perda de tempo, acaba que a produtividade do trabalhador vai por água abaixo.

Eles especulam sobre o futuro da empresa, se os colegas de trabalho serão demitidos e o que os outros funcionários estão fazendo em suas vidas pessoais fora do trabalho. Dedicar tempo para fofocar no trabalho é parar a produtividade do trabalhador e isso significa perder dinheiro para empresas que pagam salário.

Como evitar a fofoca e a diminuição da produtividade do trabalhador

Um dos casos mais comuns tem a ver com colaboradores que fofocam sobre o salário que recebem, procurando irritar os colegas, mas muitas vezes não dizem a verdade. Essa atitude pode causar aborrecimento entre os colaboradores, que vão até mesmo fazer suas reclamações à área de Recursos Humanos. Ademais, causam uma crise entre os membros de uma equipe de trabalho e tudo devido a fofocas.

Consequências da fofoca

Se a fofoca não teve consequências no passado, os empregadores devem ficar de olho nas pessoas que propagaram o “murmurinho” no trabalho. Se alguns funcionários estão falando sobre os outros de forma negativa, isso pode ter consequências sérias e até mesmo irreparáveis.

Muitos profissionais preferem se afastar e buscar novas alternativas de emprego. Diversas vezes, em uma cultura de fofocas tóxicas, há um pequeno grupo de funcionários causando problemas, intimidando colegas de trabalho e até mesmo o chefe.

Refrear fofocas

Alguns especialistas em questões de Recursos Humanos estabeleceram que essas recomendações devem ser seguidas para evitar esse tipo de ambiente de trabalho e gerar maior produtividade.

Subestimar a importância

O ideal é não entrar no jogo dos comentários e espalhar esses boatos. É aconselhável desacreditar os colaboradores que iniciam fofocas e manter a calma, pois são más atitudes de trabalho.

Gerenciar boas práticas

Um estudo feito, destaca que a fofoca reduz a produtividade dos trabalhadores ao perder até três horas com conversa a toa. Por isso, é necessário que a organização gere uma cultura contra a prática e estimule os esclarecimentos frontalmente.

Conversa focada

Para começar a controlar a fofoca, é fundamental que o patrão tenha uma conversa séria com o empregado. Se a discussão não surtir efeito, o melhor é iniciar o processo disciplinar progressivo com uma repreensão verbal, seguida de uma advertência formal por escrito para o arquivo pessoal do empregado.

Evite afetar o trabalho

As atividades de trabalho envolvem a interação com muitas pessoas e o trabalho em equipe, o que pode desencadear desentendimentos e tensões. A fofoca pode colocar em dúvida o profissionalismo e o comportamento do colaborador. O melhor nesses casos é conversar com colegas que não pertencem à organização e tentar resolver esses boatos diretamente.

Pessoal tóxico separado

Se o acima não funcionar, o melhor para a empresa será demitir o funcionário que gerou a fofoca. Uma pessoa tóxica pode causar fuga de cérebros, especialmente se perceber que o comportamento não será resolvido.

Surgem as inimizades

Uma pessoa que gera fofocas não apenas reflete suas inseguranças e baixa autoestima, mas também perde o respeito e a confiança dos outros. Isso desencadeia inimizades e repúdio. O melhor é ser honesto e não criar informações que deixem a reputação do colaborador por terra.

Fofocas trabalhistas

Se a fofoca for tratada de forma assertiva, ela criará uma cultura de trabalho que não apoia. É por isso que é uma boa ideia responder às perguntas de seus funcionários de forma direta e honesta para evitar conversas bobas relacionadas ao trabalho.

Gerar empatia e respeito

Nenhum ambiente é perfeito e sempre haverá pessoas com quem você se dá melhor do que outras. Mas ,você deve sempre se tratar com respeito e aproveitar o lado positivo de cada parceiro.

Privacidade do ambiente

Se a fofoca envolver questões pessoais, deve-se discutir com os funcionários envolvidos. Assim, será preciso esclarecer que a vida particular dos colegas são assuntos que não devem ser mencionados no escritório porque podem afetar a harmonia.

Evite a viralização

A fofoca se caracteriza por sua rápida disseminação, por isso é tão difícil de controlar. Ela afeta imediatamente a imagem de uma pessoa, além de diminuir a produtividade do trabalhador. Nesses casos, o ideal é conversar com o chefe imediato e tentar esclarecer os boatos.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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