Atualmente, profissionais de diversas áreas, desde médicos e empreendedores até os grandes executivos, usam essa plataforma como uma espécie de vitrine profissional. A exposição interfere de maneira positiva se tudo for feito corretamente. Muitas pessoas conhecem e procurar os profissionais devido ao TikTok, garantindo um avanço na carreira profissional.
Profissionais em que estão familiarizados com a popularidade do app, contam aonde chegaram com tal exposição, ao passo que especialistas verificam se a produção de conteúdo no TikTok pode mesmo beneficiar uma carreira profissional. O 123 Empregos te mostrará como usar essa plataforma – além de dancinhas – para promover sua profissão.
Como utilizar o Tiktok para se promover sua carreira profissional?
Qualquer rede social ou plataforma pode contribuir com a formação de uma imagem profissional, porém pode trazer algumas consequências ruins e boas, dependendo de como é usada. Há casos em que se tem demissões de pessoas que comentaram o salário nos vídeos do TikTok ou mesmo que publicaram videirinhos dançando.
Para se auxiliar no lado benéfico da exposição, é preciso se alinhar com a cultura, bem como as regras gerais da empresa. Além disso, é essencial ter um conteúdo mais relevante e direcionado ao seu público-alvo. O Código da Ética da OAB não recomenda a utilização do uso dessa plataforma pelos advogados.
O algoritmo premia os perfis que entregam bons conteúdos e que conseguem fidelizar os usuários por três segundos ou mais nos vídeos. É essencial usar trends, adaptando-as para o nicho e criando “infotrenimento”, ou seja, conteúdos que juntam entretenimento e informação.
Foque em um storytelling
Conte um tipo de história para atrair a atenção do público. Assim, mostre seu lado divertido, bem como da sua empresa ou marca. Então, pense melhor em como o vídeo será visto pelos outros.
Tenha criatividade
Experimente os recursos, tal como locução e música para transmitir seu recado. Inspire-se em tendências que estão em alta na plataforma. Em todas as áreas de atuação deve haver situações curiosas e engraçadas que poderiam ser usadas para o conteúdo relevante.
Tenha orientação para essa plataforma
Explore, bem como aproveitar todas as ferramentas do app. Saiba que o TikTok é uma plataforma para vídeos que atrai públicos bem diversificados. Então, faça seu conteúdo em tela vertical e cheia.
Não foque no perfeccionismo, mas na velocidade e constância
Não fique preocupado com os conteúdos perfeitos. Apenas priorize a autenticidade, velocidade e constância nas publicações. Veja as tendências e aproveite o momento perfeito.
Foque na sua singularidade
O TikTok é claramente uma boa plataforma para alcançar e engajar públicos diversos, que a maioria das vezes não se atrai com a publicidade tradicional. Portanto, se quer alavancar sua carreira profissional, seja autêntico e singular para chamar atenção. E se precisar de mais dicas é só ler os outros artigos do 123 empregos para entender bem o que está acontecendo no mercado de trabalho.