Táticas para lidar com pessoas difíceis no trabalho e ter um ambiente tranquilo

Em praticamente todas as empresas, existem aqueles que conseguem estressar toda a equipe. As pessoas difíceis no trabalho acabam contaminando todo o ambiente. Como essa, existem situações incontroláveis ​que podem afetar os projetos e objetivos de um profissional.

Colaboradores com personalidades complicadas podem aparecer de várias formas, e nenhuma empresa está livre deles. Quão complicado é para quem lidará com pessoas difíceis no trabalho?

Como identificamos pessoas difíceis no trabalho?

Nesse sentido, é necessário identificar esse tipo de profissional, detectando certas características em seu comportamento que alguns especialistas em Recursos Humanos estabeleceram:

  • São personagens que falam, mas não escutam;
  • Eles sempre querem ter a última palavra;
  • Eles geralmente não cumprem seus compromissos;
  • Criticam tudo em que não participaram;
  • Eles tendem a competir com seu parceiro por poder, privilégios e estar em primeiro plano;
  • Alguns, para ficarem bem aos olhos do patrão, desqualificam o trabalho dos colegas;
  • Eles estão sempre cuidando das costas um do outro.

Como lidar com pessoas difíceis ou conflitantes?

Esses tipos de situações geralmente não melhoram e geralmente pioram. Se o conflito não for combatido, ele simplesmente permanecerá por baixo. Inicialmente, as pessoas entram em choque quando são tratadas de maneira pouco profissional, e somente elas definirão o momento de acabar com essa situação seguindo estas recomendações:

  • Ideias para identificar a situação;
  • É importante ter o apoio do seu chefe;
  • É melhor encarar a pessoa em particular enquanto o controle emocional pode ser mantido;
  • Na reunião, é importante ser amigável. Em alguns casos, você pode tratar a pessoa com humor ou leve sarcasmo;
  • Durante a discussão, tente chegar a um acordo sobre ações positivas mútuas;
  • A pessoa pode ser solicitada publicamente a parar de se envolver em comportamento de confronto, embora esta não seja uma técnica eficaz, ajudará a reduzir a tensão;
  • Deve ser definido se o acompanhamento é necessário;
  • Evite prestar atenção aos seus comentários.

Os especialistas recomendam fazer uma autoanálise para garantir que a outra pessoa seja realmente o problema e que o trabalhador não está exagerando. Caso ocorra o encontro entre as partes, é aconselhável falar sobre o que está sendo vivenciado, por meio de mensagens que começam com “eu”. Esse tipo de comunicação se concentra na experiência da situação, em vez de atacar ou acusar a outra pessoa. Além disso, deve-se explicar à pessoa em conflito o impacto que suas ações têm sobre os colaboradores.

Táticas para usar ao lidar com pessoas difíceis

Nem todas as pessoas reagem da mesma forma a uma pessoa difícil. Por isso, uma série de técnicas devem ser colocadas em prática para sair desse momento, como:

Manter a calma

Durante uma situação de alta carga emocional, é recomendável controlar a respiração com respirações lentas e profundas. Isso te ajudará a não ficar tão nervoso quanto a outra pessoa.

Aprender a ouvir

Se o colaborador identificou aquele personagem com um personagem difícil, é muito importante que durante uma conversa ele preste atenção em suas palavras. Não fazer isso pode causar desconforto.

Ser respeitoso

Em uma situação de conflito é importante não perder a sanidade e ser sempre respeitoso.

Não julgue

Antes de acusar, é importante tentar descobrir se a pessoa de caráter difícil tem problemas em sua vida pessoal. Nesses casos, você deve ser compreensivo, entender o pano de fundo de seu estado de espírito.

Nem sempre dê o motivo

Apesar de estar em um momento difícil, dizer sim para tudo pode piorar as coisas. O melhor nesses casos é pedir mais informações para relaxar o ânimo.

Encontrar aliados

Se surgir uma situação difícil durante uma reunião, procure o apoio dos demais participantes em relação à sua posição.

Não fique na defensiva

Quando alguém ataca verbalmente, é muito difícil para a outra pessoa se controlar. Portanto, o melhor é adotar uma atitude conciliatória e evitar dramas.

Estabelecer limites

Se a situação mantiver procedimentos violentos, é bom fazer com que a outra pessoa veja que não pode passar dos limites, sempre com educação e calma. O ideal é dizer: “por favor, não fale assim comigo”.

Descarregar a tensão

Após uma situação de conflito, é aconselhável conversar com alguém, pois isso ajudará a aliviar o estresse. Além disso, é ideal para passear ou sair para comer alguma coisa. Emoções fortes nunca devem se acumular no corpo, pois é isso o que acontece com as pessoas difíceis no trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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