A etapa mais importante do processo seletivo é a entrevista de emprego. No entanto, para fugir disso, muitos candidatos tendem a mentir ou exagerar sem imaginar as consequências. O desespero para encontrar um trabalho pode levar os candidatos a cometer erros para consegui-lo.
Mas, se o recrutador detectar uma mentira, a consequência é imediata: a eliminação do candidato do processo seletivo. As entrevistas de emprego costumam ser momentos tensos. Nesse sentido, o nervosismo pode levar a pessoa a mentir ou exagerar diante de uma pergunta sem imaginar as consequências. As consequências de mentir e ser descoberto podem ser devastadoras para o candidato.
Evitar surpresas na entrevista de emprego
O entrevistador sabe quando alguém “está contando uma história”. Nesse caso, você deve tentar fazer com que a pessoa seja honesta sobre sua posição, fazendo perguntas contrastantes para dar ao candidato a oportunidade de corrigir sua resposta.
Porém, uma coisa é errar em datas ou anos de experiência profissional, outra é reivindicar estágios, empregos ou cargos que não temos. Por outro lado, é defendido que se o entrevistador tiver a impressão de que o candidato mente, ele muda sua estratégia de entrevista para um estilo cognitivo. Assim, solicita mais detalhes sobre o ponto que considera falso, para ver como validar suas suspeitas. Nesses casos, o candidato não sabe mais o que responder e cairá em contradições.
Confiável ou não
O melhor lugar para trabalhar, diz que 81% das pessoas mentem durante uma entrevista de emprego. Dessa afirmação pode-se deduzir que quem mente melhor consegue o emprego, mas não é o caso.
A entrevista serve na maioria para validar ou descartar o que é declarado pelos candidatos em seus currículos.
Há definitivamente uma grande variedade de técnicas para avaliar os candidatos, como os testes projetivos, o centro de avaliação, os exames psicológicos e psicométricos, entre outros. Mas, a entrevista continua a ser o teste mais importante em processos seletivos.
Por isso, embora estatisticamente haja uma alta porcentagem de candidatos que mentem, também é verdade que hoje, para entrevistadores treinados, é muito fácil validar as informações graças à Internet. Normalmente, uma entrevista de emprego bem-sucedida representa 60% de chance de conseguir o cargo.
As mentiras acabam sendo descobertas porque não são sustentáveis a longo prazo. Um bom profissional não precisa mentir. O candidato preparado sabe destacar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos, desenvolver sua estratégia de marketing pessoal e, o mais importante, cuidar de sua marca profissional na entrevista de emprego.