O conhecimento em Pacote Office comumente fica em 3º lugar entre as habilidades mais requisitadas, quando as profissões são consideradas. De conhecimentos técnicos, realmente é algo muito importante.
Até para os cargos onde o computador não é a ferramenta principal, o Pacote Office surge como uma competência valiosa. Já que o conhecimento é extremamente relevante, precisa ser cuidadosamente no currículo. Por isso, o 123 Empregos esclarecerá todos os questionamentos a respeito, para que nunca mais se tenha dúvidas acerca do assunto.
Como colocar conhecimento do Pacote Office no currículo
Ao listar o conhecimento no currículo, você certamente se destacará dos outros candidatos, mas, claro, provando que realmente tem essa habilidade. Um fato é que a melhor forma de sinalizar seus dotes é mostrar algum certificado, como abaixo:
Microsoft Excel 2013 avançado — Certificado MOS — Microsoft
O certificado com mais reconhecimento é o da Microsoft, claro, o Microsoft Office Specialist (MOS). Os valores variam, pois são ofertados por representantes diversos. Contudo, encontram-se curso até mesmo online, com certificados e gratuitos.
O certificado é uma ótima forma de confirmar o nível. Comumente as certificações terão uma modalidade, sendo básico, intermediário ou especialista. Caso você não tenha um curso, encontra-se na Internet, testes online que avaliarão qual é seu nível.
Os certificados que os programas individuais do Office, por exemplo, Excel e Word tem, é interessante listar separadamente. Caso não tenha certificado, não há problema em listar os softwares todos de uma vez, como “Pacote Office”.
Onde colocar no currículo
Seu conhecimento com o Pacote Office pode ser colocado em partes diferentes no curriculum vitae:
- Habilidades;
- Conhecimentos de informática;
- Informações adicionais;
- Educação.
Veja a seguir as vantagens e situações para as opções:
Habilidades
A forma mais comum para listar o conhecimento no Office, bem como em quaisquer outras competências relacionadas a informática, é usando a seção habilidades. A vantagem é que, caso o recrutador procurar a informação, será nesta parte que ele olhará. Facilitar seu trabalho é importante, uma vez que ele costuma dar apenas segundos de atenção aos currículos. Para adicionar o Office, é só acrescentar uma linha, tal como no exemplo acima.
Conhecimentos de informática
Caso seja um profissional que trabalha na área de tecnologia, provavelmente domina vários softwares diferentes. O que se deve considerar nesse sentido é a criação de uma seção única para os graus de conhecimento nos programas de computador relevantes para o cargo.
Essa dica é interessante para os profissionais com uma gama de importantes softwares usados na sua área. Não falamos somente dos profissionais de TI, mas dos engenheiros, artistas gráficos, bem como arquitetos, entre outros. Para isso, crie a seção parecida com a de habilidades, mas acrescente apenas as informações acerca dos softwares que são dominantes, inclusive do Office.
Informações adicionais
Uma alternativa para a seção habilidades é informações adicionais. Nessa seção é onde se listam as coisas como interesses, mas também certificados e cursos.
Faz sentido colocar seus conhecimentos nesta seção somente se você cursos acerca do tema. Assim, o foco estará invertido, o que destacará o certificado. O conhecimento ficaria assim:
Certificado MOS (Microsoft) — Word avançado
Valerá bastante a pena caso o certificado for emitido por instituições muito conhecidas.
Educação
Mais uma opção, mas menos comum, seria colocar o conhecimento no Office onde se colocam os itens de educação. Assim como antes, o método faz sentido apenas se quiser focar em um dos cursos que você participou.
A opção tem vantagens caso tenha poucas experiências profissionais e esteja em busca de “rechear” a seção educação. Para funcionar, é necessário que esse Pacote Office seja pertinente ao cargo concorrido.